• (11) 3972-0339
  • Rua Ambrosia do México, 180 – Jardim Cidade Pirituba – São Paulo/SP – CEP: 02945-040
  • contato@etecpirituba.com.br

Programação Cultural da Biblioteca Brito Broca | Julho de 2019

PROGRAMAÇÃO DE JULHO
BIBLIOTECA BRITO BROCA

 

Projeto –  Mulheres por si Mesmas
ENCONTRO
Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá

01/07 – SEGUNDA-FEIRA – 9h30
Classificação: 16 anos  – 120 min

Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, com encontros mensais, onde serão discutidas temáticas diversas, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros.

 

Essas Histórias eu Lee
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

03/07 – QUARTA-FEIRA – 10h
Classificação: livre – 40 min

Rita Lee Jones, a rainha do rock nacional. Uma grande letrista, seus big hits grudam que nem chiclete. Criativa, engraçada e polêmica. Sempre surpreendendo, não está mais nos palcos mas agora na literatura e sendo sempre um grande sucesso.

 

Oficina para mulheres negras
ENCONTRO
Roda terapêutica das pretas

06/07 – SÁBADO – 15h
Classificação: 16 anos – 120 min

A Roda Terapêutica das Pretas é uma coletiva de psicólogas negras e convida você, mulher preta, a participar das oficinas na Biblioteca Brito Broca – Zona Noroeste,  para conversar sobre diversos assuntos que afetam diretamente suas vidas enquanto mulheres negras.

Venha tomar um café com a gente, compartilhar vivências e construir afetos!

 

Ensaios
TEATRO JOVEM

13/07 – SÁBADO – 11h
Classificação: 12 anos – 40 min

Pedro quer ser músico e encontra dentro de casa seu primeiro obstáculo. Nayara gosta da irmã do seu namorado e tem sua sexualidade discutida num programa de televisão. Rebeka é “diferente” e não consegue formar um grupo para um trabalho da escola. Três jovens, três histórias nada incomuns da nossa sociedade. O que você quer ser quando crescer? O que tem guardado no armário? O jovem é um ser político? ENSAIOS é um convite para refletirmos juntos a realidade dos jovens.

 

Vivência com brinquedos pedagógicos, aprendizagem e comportamento
VIVÊNCIA

16/07 – TERÇA-FEIRA – 10h
Classificação: livre, a partir de 4 anos – 90 min

O Projeto Bom Dia Infância fará uma vivência com brinquedos pedagógicos, falando da aprendizagem e comportamento das crianças. É notável a importância dos jogos e atividades educativas, que também podem ser trabalhados em casa como forma de complementar o que as crianças aprendem na escola.

A vivência será através dos jogos e das atividades, onde a criança irá aplicar o conhecimento já adquirido. O objetivo dessa vivência é auxiliar pais e responsáveis na compreensão das fases do desenvolvimento infantil do bebê até a fase de alfabetização para que, juntamente com a escola, possam acompanhar o desenvolvimento das crianças, além de estarem mais presentes,contribuindo para o emocional e nas relações interpessoais das crianças. A atividade é gratuita e será para pais e crianças (a partir de 4 anos).

 

Pareias
CIRCO

17/07 – QUARTA-FEIRA – 14h30
Classificação: livre – 50 min

Pareias é um espetáculo que fala sobre amizade e alteridade. “Pareia” significa “companheira ou companheiro”.  A peça conta a história da amizade entre as palhaças Clowndette Maria e Mussarella, quando decidem morar juntas e precisam se sustentar na cidade grande. Ao se encontrarem, cada uma carrega consigo sua bagagem pessoal: personalidade, lembranças e desejos. Juntas, trocam relicários, receitas, formas de ver o mundo e enxergam a si mesmas no reflexo do olhar da outra. Sozinhas podem até ir mais rápido, mas juntas vão mais longe!

 

Narrativas Poéticas para liberdade – Sandrão RZO e Ursso
SARAU DA BRITO BROCA CONVIDA!

27/07 – SÁBADO – 11h
Classificação: 12 anos – 60 min

Antigamente, pelas quebradas de SP, eram muitos os meninos e meninas que queriam se tornar jogadores de futebol. Ainda hoje os grandes craques saem dos bairros pobres da periferia de SP e esse foi durante muito tempo o sonho de emancipação da criança de periferia.

Hoje quando você pergunta nesses mesmos lugares qual é o sonho da criançada, vai ouvir a maioria dizer que quer ser MC.

Ser MC é ser dono das tuas palavras, tão dono delas ao ponto de as deixar livre para poder libertar os outros e levar esperança.

Sandrão (RZO), Filha da Rua e Ursso, fazem um pocket show nas bibliotecas e participam de um bate papo nas bibliotecas para falar sobre a liberdade que a escrita os trouxe e o que ela representou em suas vidas.

 

Grupo de Estudo de Filosofia
Introdução ao Conceito de Laicidade do Estado
FILOSOFIA

27/07 – SÁBADO – 13h
Classificação: livre  – 90 min

O Coletivo Autônomo dos Estudantes de Filosofia – CAEF por meio de seu Grupo de Estudos de Filosofia e Atualidades o GEFA, juntamente com a Biblioteca Municipal Brito Broca, promovem no sábado dia 26/07/2019 às 13:00 horas, o quinto encontro de introdução aos clássicos da História da Filosofia.

Os encontros do Grupo de Estudos de Filosofia e Atualidades, trazem a possibilidade de realizar a introdução e assimilação dos pensamentos de filósofos clássicos e ocorrem uma vez por mês, sempre aos sábados com horários pré agendados e realizados por um mediador diferente.

Neste referido encontro, que une o grupo do Estudos do CAEF com o projeto “Filosofia na Comunidade”, serão abordados e discutidos alguns aspectos referentes ao conceito de Laicidade do Estado, numa perspectiva Histórica ampla e Geográfica por meio do Prof. Alberto e também serão reverenciados aspectos principais do pensamento do Filósofo Immanuel Kant frente ao conceito de Laicidade do Estado e sua relevância filosófica para a atualidade por intermédio do mediador Jair Júnior.

Mediadores: Professor Doutorando Alberto Luiz (UNICAMP) & Jair Júnior (Discente de Filosofia) Ambos integrantes do Coletivo Autônomo dos Estudantes de Filosofia

C.A.E.F.

 

Banda 3 no Swing
MÚSICA

31/07 – QUARTA-FEIRA – 14h30
Classificação: livre – 50 min

Clássicos do Rock tocados no formato Swing Jazz! Pense nos grandes hits do pop, soul e classic rock tocados com uma roupagem bem diferente: Jazz Swing, anos 50, terno, gravata, vestido, bateria com vassourinha e baixo acústico. Super intimista e ao mesmo tempo balançado é a fórmula deste trio formado por: Carlos Pera (voz e guitarra), Fernanda Horvath (baixo) e Toni Sader (bateria e voz). Versões de Beatles, U2, Nirvana, The Doors, America, Cat Stevens, Neil Young, James Taylor, Kiss, Johnny Rivers, Queen e outros em arranjos bem originais e numa sonoridade única.

 

Liang Gong e Dança Circular
BEM-ESTAR

Todas as QUINTAS-FEIRAS – 09h15
Classificação: livre – 120 min

A Biblioteca Brito Broca em parceria com o CECCO São Domingos, buscando oferecer um momento agradável e aconchegante de bem-estar à comunidade, oferece atividades de técnicas orientais e de dança: Liang Gong e Dança Circular às quintas-feiras de manhã com a equipe de Saúde do CECCO. As atividades são gratuitas e livres para todos os públicos. 

 

ESCRITA NARRATIVA
Vocacional Literatura com a artista orientadora Priscila Gontijo

Todas as sextas-feiras – 14h
Classificação: 14 anos

O Programa Vocacional tem como objetivo a instauração de processos criativos emancipatórios por meio de práticas artístico-pedagógicas com a finalidade de promover a ação e a reflexão sobre a prática artística, a cidadania e a ocupação dos espaços públicos da cidade de São Paulo.

A orientação em Literatura, aqui abordando laboratórios de criação ficcional, além de propiciar o desenvolvimento da competência escritora, com enfoque na fluência do texto, é um espaço para quem busca construir um estilo literário próprio e refletir sobre a escrita. Nas orientações, abordam-se diferentes gêneros – prosa, dramaturgia, roteiro  e gêneros híbridos –, por meio de leituras coletivas de textos produzidos pelos participantes com objetivo de fornecer subsídios teóricos e práticos para a construção de uma voz autoral na escrita, proporcionando a formação de uma postura crítica diante do texto produzido e das fissuras sociais da contemporaneidade; desenvolver habilidades potencializadoras da criação literária, entre elas: a observação, a imaginação, a experimentação de imagens, o trabalho rítmico e sonoro com a linguagem. 

 

VENHA LER AO PÔR DO SOL
Mediação

Segunda à Sexta – 16h
Classificação: livre

Durante o outono e inverno, a Biblioteca Brito Broca convida você para se deliciar com a leitura de contos, poemas e participar de leitura compartilhada, além de contemplar um lindo Pôr do Sol com vista para o Pico do Jaraguá. Venha conhecer o espaço aconchegante que temos, nosso Cantinho do Pôr do Sol!

E participe do Sarau do Pôr do Sol, toda última sexta-feira do mês, às 16h!

Venha ler ao Pôr do Sol, e descubra que “Ler é uma Viagem”, num ambiente aconchegante da Biblioteca!

 

TODAS AS ATIVIDADES CULTURAIS SÃO GRATUITAS!

About the author /