• (11) 3972-0339
  • Rua Ambrosia do México, 180 – Jardim Cidade Pirituba – São Paulo/SP – CEP: 02945-040
  • contato@etecpirituba.com.br

ETEC Pirituba

Etec Pirituba - Prof.ª Dr.ª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara

Etec Prof.ª Dr.ª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara

A Escola

A ETEC Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, definiu como missão “Ofertar educação de ensino médio e profissional de excelência, desenvolvendo as competências e habilidades através dos conhecimentos tecnológicos, humanísticos e científicos necessários ao amplo exercício da cidadania, preparando-os para enfrentar as constantes transformações sociais, respeitando valores culturais dessa sociedade e promovendo o seu desenvolvimento”.
Significa dizermos que o espaço da escola é responsável pela formação de cidadãos capazes de enfrentar os novos desafios do mundo contemporâneo, respeitando valores culturais dessa sociedade e promovendo seu desenvolvimento.
É preciso desenvolver no aluno uma posição de engajamento, compromisso e participação que o sensibilize para a sua dimensão humana.
É papel da Escola, possibilitar o processo de construção do conhecimento (humano, técnico e científico), ampliando o espaço para a ação do aluno, onde ele desenvolver todas as suas potencialidades.
Portanto é preciso incluir nas ações e práticas pedagógicas, conteúdos de apoio à pessoa humana na perspectiva de também ajudar este aluno na área afetiva e espiritual, colaborando assim na construção de uma sociedade humana, justa, fraterna, solidária, ecológica, participativa e democrática.

Histórico da Escola

Em 25 de julho de 2011 deu-se o início das atividades, ainda como extensão da Etec Gildo (Perus), com os cursos de técnico em segurança do trabalho (tarde e noite), eletroeletrônica (tarde e noite) e contabilidade (noite, pois não houve demanda para o período da tarde).

Durante praticamente todo o primeiro semestre, as primeiras turmas conviveram com obras.

Apesar de ter o espaço diminuído pelas obras, o primeiro semestre foi um sucesso. Em outubro de 2011 a extensão da Etec Gildo, ganhou o status de Etec, desvinculando-se administrativamente da mesma e ganhando como patrona a Professora Doutora Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara.

Histórico do Bairro

Embora a história urbana de Pirituba tenha começado com a inauguração da estação ferroviária, o local tem histórico mais antigo. No final do século 18, por exemplo, o Coronel Anastácio de Freitas Troncoso formou a Fazenda Anastácio, por aquisições e arremates judiciais de diversas glebas. A área da Fazenda estendeu-se à margem direita da velha estrada de rodagem que ligava S. Paulo a Campinas e Jundiaí.

Em 1856 a Fazenda Anastácio veio a ser adquirido pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e sua mulher, Domitília de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos. Em 1917 a Companhia Armour do Brasil comprou as Fazendas Anastácio e Capuava dos herdeiros da Marquesa de Santos. Ao adquirir o controle acionário da Companhia Armour, a Deltec destinou à Cia City, sua associada, áreas antes destinadas à criação de gado de corte.

Esta é a origem dos espaços que, nas décadas de 1970 e 1980, vieram a ser transformados nos loteamentos residenciais City América, Recanto Anastácio e Jardim dos Pinheiros, todos com o padrão de infra-estrutura da Cia. City. A concentração na região de indústrias como a Fiat Lux, o Lanifício Pirituba, as Refinações de Milho Brasil, a Gessy- Lever, os Pianos Fritz Dobbert, a Metalúrgica Mauser, e outras, conferiram ao bairro de Pirituba a condição de bairro predominantemente industrial. Com isso.

Pirituba tornou-se uma região muito populosa, com perfil majoritariamente operário. Além disso, o bairro é cortado pela linha de trens que liga Santos a Jundiaí da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos.

Um bom número de empresas de atividade comercial tem se instalado para atender a essa população, dando outro perfil ao bairro, hoje mais comercial que industrial, tendo como carro chefe o Shopping Center Pirituba, que completou 25 anos de existência neste mês e que foi construído em área do antigo Lanifício Pirituba.

Por conta do progresso e pela vocação industrial de Pirituba (aliada à sua localização estratégica, próximo às Rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera), a Cia. City desenvolveu um projeto voltado para a criação de um pólo industrial planejado, que veio a ser implantado a partir de 1995: o City Empresarial Jaraguá.